Perguntas e Respostas

Quem é o responsável pela prova?

As políticas de aprovação variam de instituição para instituição. Seu histórico pessoal e profissional são os principais fatores a serem levados em consideração. Hoje, várias instituições financeiras confiam na informação dada pela agência. No entanto a Master não é associada a essas agências e não informa a seus membros como utilizar tais dados. Além de fornecer serviços ao cliente por telefone, alguns membros possuem websites que incluem informação sobre os produtos e serviços Master.

Como é o exame?

Ele contém questões de múltipla escolha com quatro ou cinco alternativas. A prova de português tem foco em leitura e a de matemática aborda a solução de problemas. A partir de 2019, haverá também questões de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9o. ano. Além do caderno de prova, há um questionário socioeconômico e cultural em que os estudantes respondem a perguntas sobre fatores que podem influenciar seu desempenho nas provas.

Quando é aplicado o exame?

O que é feito com o resultado das avaliações?
Com os resultados da avaliação, as secretarias e o MEC têm um diagnóstico da Educação brasileira, podendo detectar desigualdades nas escolas e entre elas. A partir disso, esses órgãos devem definir ações e direcionar recursos para corrigir essas distorções e melhorar a qualidade do ensino.

Qual é a importância dessa avaliação?

A prova conscientiza os gestores sobre a realidade de cada escola, ajuda a aplicar os recursos nas áreas prioritárias e a estabelecer metas. Além disso, pretende mobilizar a comunidade escolar em busca de uma qualidade de ensino melhor na rede pública do País. Os dados coletados também permitem comparações, ou seja, é possível, a partir deles, acompanhar a evolução dos desempenhos das unidades e redes de ensino.

Em quais escolas a prova é aplicada?

A prova oficial é aplicada a todos os estudantes das redes públicas, matriculados no 5º e no 9º ano, em escolas urbanas e rurais que tenham o mínimo de 20 alunos matriculados na turma avaliada. As escolas particulares também podem aderir voluntariamente.

Como foram definidas essas matrizes?

Foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos dos estados brasileiros e de alguns municípios e professores de língua portuguesa e matemática das redes municipal, estadual e particular. A partir dessa consulta, foi identificado o que havia de comum entre todas essas propostas para criar, assim, as Matrizes de Referência.

É possível acompanhar os resultados da avaliação?

Sim. Os resultados saem um ano depois da aplicação da prova. Eles ficam disponíveis para consulta pública online dentro do sistema Ideb Escola. Também e são enviados às escolas participantes da avaliação. É importante divulgar os resultados para que as escolas possam fixar metas de desempenho.

Os professores também são avaliados?

Não, mas os docentes e diretores das turmas e escolas avaliadas respondem a um questionário que busca reunir dados demográficos, seus perfis profissionais e de condições de trabalho.

Preciso me cadastrar no site para ter acesso as aulas?

Caso o usuário deseje sim, e cada professor terá um login e senha para as suas turmas correspondentes podendo assim fazer as devidas atualizações.

Submit Question

Contact Details

Endereço do escritório: Bangu, Rio de Janeiro / Brasil
Telefones: (021) 98659-6638, (111) 111-1111